São jogos independentes criados por uma pessoa ou uma equipe pequena. As vezes um ou outro jogo consegue financiamento de alguma publicadora de jogos. Esse tipo de jogo normalmente foca na inovação, seja em história, seja na mecânica.


Hoje em dia há uma infinidade de ferramentas para se criar jogos, além de sites como o kickstarter que ajudam a arrecadar fundos para que o projeto seja levado até o fim. Muitos jogos independentes são lançados na plataforma eletrônica Steam, o que ajuda muito a divulgar esse tipo de jogo. Lá, inclusive, existe a chamada "Greenlight", onde lançam as propostas dos jogos para serem votados e ver a recepção do público, e quando tiver uma certa quantidade de votos, poderá ser vendido na plataforma.

É um mercado que está crescendo bastante, principalmente no Brasil que já tem jogos lançados como Toren, Oniken e Chroma Squad por exemplo.

Mas é claro, nem todos os indies são encontrados no Steam, alguns possuem sites próprios onde você pode adquiri-los comprando-os por lá.

Convido-os a conhecer o canal no Youtube chamado 365 indies: https://www.youtube.com/365indies . Aqui você encontrará uma enorme gama de jogos indies, tanto recentes quanto antigos, para conhecer e jogar.